Aumento foi homologado pelo Governo Federal no dia 17, mas não havia definição no estado para implantação do novo piso. Governador Paulo Dantas disse que o reajuste será pago no salário de janeiro.

O salário dos professores de nível médio da rede pública de educação de Alagoas será reajustado em 15% a partir da folha salarial de janeiro. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (31), 14 dias após o Governo Federal homologar o aumento.

Alagoas era um dos estados onde não havia definição sobre a implementação do novo salário no funcionalismo público.

A portaria publicada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União do dia 17 de janeiro, reajusta o piso salarial da categoria de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. Quem paga são estados e municípios, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) repassados pela União, além da arrecadação de impostos.

O Sinteal informou que nas redes municipais há várias situações diferentes. A Prefeitura de Maceió, por exemplo, não paga o valor piso como salário base, mas como complemento para chegar ao valor nacional. O sindicato questiona essa prática. A Prefeitura de Maceió informou em nota que aguarda a realização de uma audiência pública para a deliberação junto à categoria.

fonte: g1.globo.com