SOBRE NÓS

11/16/1565

FUNDAÇÃO DE PENEDO


Sua fundação data do início da colonização portuguesa, em 1565. Portugueses, holandeses e franceses deixaram suas marcas no estilo colonial e na arquitetura barroca de seus templos.

O núcleo urbano inicial de Penedo desenvolveu-se às margens do rio São Francisco, então marco dos limites ao sul da capitania de Pernambuco, região que sediaria, dois séculos mais tarde, Alagoas.
Existem duas versões para a origem do município de Penedo.

A primeira, de que a criação do povoado está relacionada a Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, que se aventurou em viagens de exploração do rio São Francisco.

A segunda credita essa responsabilidade a seu filho, Duarte Coelho de Albuquerque, que herdou a Capitania e organizou duas bandeiras: uma com destino ao norte de Olinda e outra para o sul, por volta de 1560.

A bandeira que se dirigiu ao sul atingiu o rio São Francisco, entre 1560 e 1565. A primeira sesmaria registrada na região data de 1596, mas acredita-se que o povoado só foi oficialmente fundado a partir de 1613, com o recebimento de uma sesmaria por Cristóvão da Rocha. Em 1636, foi elevada à Vila de São Francisco e, no final do século XVII, passou a ser chamada de Penedo do Rio São Francisco.
Mas mesmo antes de se tornar a Vila de São Francisco, a atividade açucareira crescente favoreceu a construção das capelas de Santo Antônio (1615) e de Nossa Sra. do Rosário dos Pretos (1634). Invadida por tropas holandesas lideradas por Maurício de Nassau, em 1637, para garantir a exclusividade do acesso ao continente pelo rio São Francisco, a vila só voltaria ao domínio português após oito anos, sob o nome de Vila do Penedo do Rio São Francisco.

Em 1842, elevada à categoria de cidade, passou a ser chamada apenas Penedo.


Fonte: Iphan
Conheça Penedo acessando https://destinopenedo.com.br/
11/16/1565
03/13/2018

CRIAÇÃO DO RPPS – PENEDO PREVIÊNCIA

A Lei Municipal nº 1611, de 13 de março de 2018, instituiu o Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, denominado INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍCIO DE PENEDO – PENEDO PREVIDÊNICA, com unidade gestora única, no âmbito da administração indireta municipal de natureza autárquica, de filiação obrigatório por todos os servidores públicos titulares de cargo efetivo, na forma do Art. 40 da CF/88.

03/13/2018

cargos e

MEMBROS

TIME

Marta Cristina

Secretária Executiva

Lucilene Torres

Diretora de Previdência

Antônio Jorge

Diretor Administrativo Financeiro

Allan Belarmino

Controlador interno

EFETIVOS
56%
APOSENTADOS
32%
PENSIONISTAS
12%